Terminar um relacionamento jamais será uma tarefa fácil, tanto para quem toma a decisão do término como para quem está envolvido nisso. Mas quais são os sinais mais claros de que chegou a hora de colocar um ponto final?

Um casal que decide ficar junto, não é de contar muito com o momento de finalizar a relação, até porque, ambos criam expectativas e projetos futuros. Por isso, é necessário colocar na balança os prós e os contras de encerrar esse ciclo, tal como analisar com muita calma essa situação.

Para um relacionamento que envolve filhos é ainda mais delicado de se colocar um ponto final, pois exige cautela e reflexão de como a notícia será dada para os filhos do casal, mas também não deve ser vista como um tabu ou assunto inapropriado para crianças (se for o caso). A questão é que a separação deve ser entendida de uma forma natural e até necessária, caso ela venha se enquadrar nos problemas que vou expor a seguir.

São inúmeros os sinais (alarmantes ou não) que a gente repara que a relação acabou, mas eu quero dar ênfase pra 5 desses:

  1. Todas as brigas do casal acabam por desgastar emocionalmente os dois. Ou seja, não importa o quanto vocês conversem, a discussão nunca termina bem e vocês não chegam a nenhuma solução.
  2. O ciúme se torna obsessivo e a confiança não é o forte do casal. Atenção! Ciúmes não é sinônimo de amor.
  3. Violências físicas ou psicológicas ocorrem. Preste muita atenção caso seu relacionamento seja abusivo e procure ajuda imediatamente.
  4. Você sente vontade constante de se afastar do seu(sua) parceiro(a). Veja bem, a individualidade e respeito ao espaço de cada um faz bem para ambos, mas quando a presença do(a) parceiro(a) se torna quase insuportável, talvez seja a hora de se afastar definitivamente.
  5. Todas as outras pessoas parecem ser mais interessantes do que seu(sua) parceiro(a). Quando a pessoa com quem você está não é mais admirável como era antes, talvez a paixão tenha acabado, e se te resta dúvidas sobre o significado dele(a) na sua vida, você precisa rever o porquê permanecer com essa pessoa. As nossas prioridades podem mudar, e tá tudo bem.

Caso seu relacionamento esteja passando por algum desses problemas acima, talvez seja a hora de conversar com sua(seu) parceira(o) e expor de forma saudável que este não é o melhor momento para permanecerem juntos. Se a relação chegou nesse ponto, pode ser legal refletir sobre como tocar nesse assunto, até pra saber o posicionamento do parceiro(a).

Enfrentar o rompimento de maneira madura e honesta é a melhor forma do casal adquirir coragem pra encarar as diversidades dessa situação.

Infelizmente alguns casais precisam se separar definitivamente para serem felizes. Pois só o amor não basta. Portanto, preze pela sua felicidade e se questione se há ainda amor ou se não é apenas um comodismo “confortável”.

Com amor, Nicole.

Esse texto foi útil pra você? Clique aqui e saiba como posso te ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *